sábado, 20 de dezembro de 2008
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
ô povo bunito..
Obrigada por mais este ano juntos
e que venha 2009 tão bom quanto, ou melhor que 2008!
E que venham os bons para o 2º ano, pq os melhores estão saiindo³!
hsuhsushsuhsushus
adoreii o ano...adoreii a turma
e tomaraaa que o meu papel como lider tenha sido cumprido!!
beijOs!
EsperO q saiia um 3ª ano pqninhO porem tão gigante qnto esse 2ª!
xP
Kamilla
Merry Christmas
domingo, 14 de dezembro de 2008
Bom descanso!
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Equipe Neurose
Minha Terra 2008.
Cidade e cultura
Introdução
Neste trabalho iremos aprender um pouco sobre a cultura de Santa Maria, exposta nos festivais locais onde mostram a diversidade cultural da região central do estado do Rio Grande do Sul,com festivais temáticos para todo o publico e setor econômico do estado.
Santa Maria é um grande pólo cultural do estado, tudo que acontece na cidade é voltada para a cultura, sendo dividida em vários outros temas como: teatro, dança, filmes, etc.;Em Santa Maria,existe vários festivais durante o ano todo movimentando a economia regional em volta da cultura
Santa Maria também é conhecida como a cidade cultura,pois reúne varias pessoas apaixonadas por cinema, teatro, dança, musica,e também para negócios nas áreas: agrícolas, automobilísticas, literárias, entre outros.
Santa Maria, o coração do Rio Grande do Sul.
Santa Maria é bastante conhecida por ser o coração do Rio Grande do Sul (pela sua localização geográfica), mas o que viemos falar em nosso trabalho é sobre a cultura de nossa cidade.
Santa Maria possui vários centros onde ocorrem apresentações e festivais variados, como por exemplo, o Teatro Treze de Maio, o Centro Desportivo Municipal (o CDM, popularmente conhecido como Farrezão), o Ginásio do Clube Recreativo Dores, entre outros.
Entre vários eventos, encontram-se:
Encontro estadual de veículos antigos do coração do rio grande, em Santa Maria.
O evento divulga a frota de Veículos Antigos, tenta suprir a carência de informações históricas sobre a cultura do antigomobilismo, resgatar as matrizes de fabricação de peças e equipamentos, esclarecer à população como se deu a participação da indústria do automobilismo no processo de construção deste Estado, e em conseqüência, do município de Santa Maria que é uma das maiores e mais importantes cidades do Rio Grande do Sul.
Santa Maria vídeo e cinema
O Evento busca propiciar o intercâmbio de realizadores de vídeo e cinema de todo o país, valorizar a produção nacional e promover a produção de Santa Maria. Buscando:
- Promover o intercâmbio com os demais realizadores brasileiros;
- Valorizar a produção dos realizadores santa-marienses em vídeo e cinema;
- Proporcionar à comunidade santa-mariense um maior contato com a produção nacional e local, em vídeo e cinema, de curta, média e longa-metragem;
- Promover o intercâmbio dos realizadores santa-marienses com realizadores de outros locais;
- Resgatar a história da produção audiovisual santa-mariense e seus realizadores;
- Promover Mostras de vídeos e filmes em bairros da cidade;
- Promover Mostras de vídeo e filmes em escolas da cidade;
- Promover cursos, debates e palestras sobre produção audiovisual;
- Criar estoque de vídeos e filmes para o Santa Maria Vídeo e Cinema;
- Promover a realização de Feira do Audiovisual, com produtos e equipamentos da área;
- Promover, paralelamente, o intercâmbio com realizadores Mercosul.
Ultra Maratona de Santa Maria
A ultra maratona de Santa Maria ocorreu em 2008, nas comemorações dos 150 anos da cidade. Esta foi uma prova de resistência, que durou 24hrs, contando com 35 ultra-maratonista, sendo cinco atletas no naipe feminino. O evento foi desenvolvido na Avenida Liberdade, num parâmetro de duas voltas de 500 metros. Os participantes, durante as 24hrs, correram, caminharam e fizeram refeições no percurso, a avenida esteve sempre com diversos corredores, alguns caminhando e outros correndo em busca de quilometragens.
Feisma
Uma grande oportunidade para o investimento na arte gaúcha se apresenta durante a FEISMA - Multi feira de Santa Maria. Para acontecer paralelo à Feira, propõe-se o Projeto Cultural Mostra Cultural Feisma 2008, que busca trazer ao público vários espetáculos, concentrando em Santa Maria, durante nove dias, as atenções de toda região central do Estado. Uma feira múltipla focada em negócios, mas proposta como um grande evento que valoriza a expressão cultural aliada à divulgação do potencial de setores econômicos da cidade. Assim é a FEISMA - Multi feira de Santa Maria, que ganhou novo impulso em 2004, quando incorporou um novo perfil que a equipara às principais promoções do gênero no Estado e no país. Juntos como parceiros desta feira estão a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a CACISM (Câmara de Indústria e Comércio de Santa Maria). A Prefeitura Municipal é responsável pela disponibilização do espaço (Centro Desportivo Municipal) para a realização do evento e a CACISM é a promotora do mesmo.
Universo pop
O festival acontece no ginásio do Clube Dores, o festival Universo Pop reuniu cerca de 74 bandas, que disputaram os prêmios em duas categorias: Livre e Música nas Escolas, além de premiações individuais.
As bandas têm apenas 10 minutos para mostrar organização (para ajustar os instrumentos), começar a tocar e mostrar seu talento.
Festim
O 1º festival de teatro independente de Santa Maria, em Junho de 2008.O festival ocorre no Espaço Cultural Victoria Faccin.
Santa Maria em Dança
Festival que reúne bailarinos, professores, coreógrafos, e interessados em dança no geral. É realizado no complexo poli esportivo do Clube Recreativo Dores. O festival já recebeu nomes importantes da dança como Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo.
O evento é competitivo e trata-se de vários festivais juntos:
*Festival para grupos de escolas de dança;
*Para grupos de ensino médio e ensino fundamental;
*Para grupos universitários;
*Para grupos de 3º idade.
“O Santa Maria em Dança nasceu da idéia de fazer uma integração de dança na cidade. Os três primeiros tiveram baixo índice de publico, mas, por continuar acreditando em Santa Maria e na dança, continuamos a fazê-lo. Depois da quarta edição, o publico não baixou de doze mil pessoas nas quatro noites de festival”. Diz Paulo Xavier, presidente da comissão organizadora do festival.
"É uma satisfação muito grande e, cada vez mais, o festival é reconhecido. Tem mais grupos e mais apoio do poder publico municipal, estadual e federal”, complementa o Sr. Xavier.
Mercocycle
Tradicionalmente o Mercocycle é um dos principais motos-encontro gaúcho, reunindo milhares de motociclistas em grande e emocionante festa.
A organização da festa é feita por Edson Steglich e do coordenador Cleber Winckler, com o apoio do Conselho Municipal de Trânsito, da Defesa Civil do Município de Santa Maria e da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
São mais de cem integrantes do Gaudérios do Asfalto, auxiliados ainda pelos familiares de alguns que, incansavelmente, se capricham para proporcionar momentos de alegria e divertimento para os presentes, e conseguiram.
Festival de cultura popular e folclórica da UFSM
O Festival de cultura popular e folclórica da UFSM busca aproximar a cultura local dos santa-marienses. Todos os artistas que se apresentam neste festival são de Santa Maria, e tem algum vinculo com a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), sendo: alunos, professores, ex-alunos, etc. O festival tem entrada franca e acontece no centro de eventos da UFSM, mas em 2008 foi na Praça Saldanha Marinho (no centro da cidade), buscando ter um publico maior, pois todos passam por ali, e é uma forma de todos santa-marienses terem um contato maior com a cultura da cidade.
Ocorre sempre em dois dias no mês de novembro, esse ano tendo como artistas participantes no primeiro dia de festival (08/11/08):
1º)Grupo de Percussão CUICA;
2º)Coral Cantando a vida (com ex-estudantes da UFSM acima de 55 anos);
3º)Grupo de dança EXTREMUS (tendo entre seus dançarinos, portadores de necessidades especiais);
4º)A 3º idade da dança;
5º)Andiara Mumbach e Fernando Graciola;
6º)Gabriel Dotta;
7º)Luis Henrique Martins;
8º)Banda Nêmesis;
9º)Vocal Brasiliando.
Conclusão
Gostamos muito de fazer esse trabalho pois,assim aprendemos um pouco sobre a grande diversidade cultural de Santa Maria, Também aprendemos sobre locais históricos de onde tudo isso começou, ou melhor, onde foi o berço da cultura e da história de Santa Maria.
É muito bom saber que em Santa Maria,tem festivais que fazem os artistas interagirem com o publico, além das variadas escolas de dança, teatro, musica, entre outros.
Nosso vídeo http://www.youtube.com/watch?v=brxbAAJjMQM
Os lokos de bueno
Por fim, aprendemos muitas coisas sobre a nossa cultura e de outras regiões do país.
Colégio Estadual Tancredo Neves, Santa Maria, RS
EQUIPE FORTES MENTES
Na nossa opinião talvez devessemos ter nos aprofundados mais no assunto e realizado um trabalho mais completo. Mas dentro do possível realizamos um excelente trabalho.
bjo á todos
Equipe Neurose
concluir o trabalho...isso ajudou a
conhecer mais a cidade e seus eventos.
Foi muito legal e produtivo...
Nomes:Hinajara,Ana Laiza,Suélen,Julie,Gilberto.
Trabalho do educarede
Agradecemos o apoio das professoras Tania(Inglês) e Marli(Português) e a todos os membros do nosso grupo que se esforçaram para que no fim tudo desse certo!!
Bjus da Equipe NEUROSE: Ana Laiza, Julie, Gilberto, Hinajara, Suélen.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Trabalho do educarde equipe os loco de bueno
Santa Maria esta localizada na região central do Estado do Rio Grande do Sul. É rodeada por morros da Serra Geral, é também conhecida como o coração do Rio Grande do Sul. A população é cerca de 250 mil habitantes mais uma população flutuante de 30 mil pessoas.
Santa Maria oferece muitas atrações para o visitante além de compras, das belezas naturais e do eco-turismo, tem um intenso calendário cultural onde se destacam: Rodeio Internacional do Cone Sul, Festival Minuano da Canção Nativa, Santa Maria em Dança, Festival de Vídeo e Cinema, Feira do Livro, Semana Farroupilha, Juvenart, Enart, Festas das Etnias, entre outros eventos.
Alem disso é um importante núcleo universitário e militar, tendo a Universidade Federal de Santa Maria, a Base Aérea de Santa Maria e vários quartéis.
Por tudo isso convidamos você a vir desfrutar as belezas naturais e atrações culturais. Venha desvendar o coração de Rio Grande do Sul.
Para ver o video entre em http://br.youtube.com/watch?v=hzX6uTJ7Bws
Este texto foi produzido pela equipe "os loco de bueno" para um trabalho no programa Educarde.
Para ver no site do Educarede entre em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=galeria_de_arte.detalhe_texto&id_comunidade=171&id_galeria=989&id_arte=526
Os lokos de bueno
http://www.youtube.com/watch?v=hzX6uTJ7Bws
Minha Terra 2008 - Cidade e Qualidade de Vida
Tema: Planejamento Familiar
Tudo tem a sua hora
Atualmente, o planejamento familiar é opção de poucas pessoas, pois se trata de um assunto polêmico que envolve a opção de ter filhos, e desejam poucos ou muitos. Há pessoas que planejam e têm uma família com estrutura e outras que engravidam sem pensar.
As pessoas que planejam ter filhos normalmente são pessoas adultas responsáveis e que possuem condições adequadas de manter uma criança na escola, dar cuidados médicos, e de conviver em um ambiente familiar.
Por outro lado, há adolescentes (entre 12 e 20 anos) que não se protegem e têm uma gravidez indesejada (não só no sentido de não querer ter, mas também no sentido de não poder criar). Quando os jovens se deparam com uma gravidez indesejada muitas vezes, pensam até mesmo em abortar, por isso é necessário que antes de ter um filho à pessoa tenha responsabilidade e apoio do parceiro.
Enfim, entre as duas opções citadas o ideal é que haja um planejamento. Assim, a pessoa tem mais recursos e pode criar seu filho com dignidade e com esperança para um futuro melhor.
Entrevista:
Nome: Pâmela Suelen.
Idade: 16 anos.
Esse é o seu primeiro filho? Caso contrário, quantos filhos você tem e com que idade teve o primeiro? Sim, com 16 anos.
Houve planejamento familiar? Se não houve por quê? Não, porque não estava nos meus planos e também pela minha idade.
Hoje, com tantos recursos, na sua opinião, o que leva uma jovem a ter uma gravidez inesperada? Para segurar o parceiro ou que não teve explicação sobre o assunto pelos pais.
Se você é solteira, teve apoio da família, quando soube da gravidez? Sim, entenderam e me apoiaram.
Depois de sua experiência, pretende no futuro ter mais filho ou usar outros métodos de prevenção? Não.
Hoje, o que você faria para evitar uma gravidez indesejada? Camisinha e pílula.
Você teve ou está tendo condições adequadas de acompanhamento médico durante a sua gestação? Desde o início da gravidez tive acompanhamento médico.
Quais suas expectativas para o futuro? Terminar meus estudos, trabalhar e criar meu filho.
Você aprendeu alguma lição com sua experiência na gravidez? Aprendi que uma gravidez na adolescência não é um bicho de sete cabeças e que nosso melhor amigo é a nossa família.
10. Que mensagem você deixaria para os jovens de hoje em relação a esse assunto? Que é sempre bom se prevenir e quando acontecer assumir as conseqüências.
Entrevista:
Nome: Taís Lopes.
Idade: 26 anos.
Esse é o seu primeiro filho? Caso contrário, quantos filhos você tem e com que idade teve o primeiro? Uma filha, 16 anos.
Houve planejamento familiar? Se não houve por quê? Não, foi um descuido.
Hoje, com tantos recursos, na sua opinião, o que leva uma jovem a ter uma gravidez inesperada? Não ter explicação pelos pais sobre o assunto.
Se você é solteira, teve apoio da família, quando soube da gravidez? Tive apoio da família, exceto o apoio do pai.
Depois de sua experiência, pretende no futuro ter mais filho ou usar outros métodos de prevenção? Pretendo ter mais um filho (a).
Hoje, o que você faria para evitar uma gravidez indesejada? Camisinha e pílula.
Você teve ou está tendo condições adequadas de acompanhamento médico durante a sua gestação? Tive acompanhamento médico.
Quais suas expectativas para o futuro? Terminar os estudos, trabalhar e criar minha filha.
Você aprendeu alguma lição com sua experiência na gravidez? Aprendi que não é fácil criar um filho.
Que mensagem você deixaria para os jovens de hoje em relação a esse assunto? Para que se previnem e se cuidem.
Entrevista:
Nome: Vera Sonia
Idade: 31 anos
Esse é o seu primeiro filho? Caso contrário, quantos filhos você tem e com que idade teve o primeiro? Dois filhos, o primeiro com 20 anos.
Houve planejamento familiar? Se não houve por quê? Houve planejamento familiar quando estava grávida do segundo filho.
Hoje, com tantos recursos, na sua opinião, o que leva uma jovem a ter uma gravidez inesperada? Na minha opinião, não tem explicação porque os métodos são bem claros e se a jovem não toma precaução é porque não quer.
Se você é solteira, teve apoio da família, quando soube da gravidez? Não sou solteira e tive apoio da família.
Depois de sua experiência, pretende no futuro ter mais filho ou usar outros métodos de prevenção? Não, estou sempre usando métodos de prevenção.
Hoje, o que você faria para evitar uma gravidez indesejada? Cuidaria-me mais do que me cuido. Usaria medicamentos e camisinha.
Você teve ou está tendo condições adequadas de acompanhamento médico durante a sua gestação? Tive todo o acompanhamento médico durante a gravidez, realizei o pré-natal e participei das reuniões de planejamento familiar.
Quais suas expectativas para o futuro? Poder dar o melhor para meus filhos.
Você aprendeu alguma lição com sua experiência na gravidez? Muitas lições, aprendi a valorizar mais minha mãe, entre outros.
Que mensagem você deixaria para os jovens de hoje em relação a esse assunto? Que realizassem o planejamento familiar e procurasse ter condições adequadas para criar uma criança.
Entrevista:
Nome: ?
Idade: 25 anos
Esse é o seu primeiro filho? Caso contrário, quantos filhos você tem e com que idade teve o primeiro? Dois filhos, o primeiro com 19 anos.
Houve planejamento familiar? Se não houve por quê? Não, porque o relacionamento era proibido.
Hoje, com tantos recursos, na sua opinião, o que leva uma jovem a ter uma gravidez inesperada? Falta de pensar no seu futuro e dos filhos.
Se você é solteira, teve apoio da família, quando soube da gravidez? Sou solteira e tive apoio da família.
Depois de sua experiência, pretende no futuro ter mais filho ou usar outros métodos de prevenção? Não, tomar medicamentos.
Hoje, o que você faria para evitar uma gravidez indesejada? Cuidaria-me mais.
Você teve ou está tendo condições adequadas de acompanhamento médico durante a sua gestação? Tive acompanhamento médico e fiz todo o pré-natal.
Quais suas expectativas para o futuro? Criar meus filhos e não quero que meus filhos comentem o mesmo erro que eu.
Você aprendeu alguma lição com sua experiência na gravidez? Sim, que sem o apoio da minha mãe seria mais difícil e que a criança não necessita só de cuidar, mas também de outras coisas.
Que mensagem você deixaria para os jovens de hoje em relação a esse assunto? Se cuidarem porque tem que pensar no futuro de quem você está carregando na barriga.
Equipe: Fortes Mentes.
Cidade: Santa Maria/RS.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Gilberto
I can swim
I can't run
I can't play soccer
I should draw very much
I should dream
I must study.
I must read
AUGUSTO
Hinajara
I can run
I can't sleep in the afternoon
I can't drive
I should go out
I should travel
I must work
I must fall in love
SABRINA
>I can study
>I can dance
>I can´t fly
>I can't drink whiskey
>I can't drive
>I should eat more
>I should read books
>I should make exercises
what can you do? Luizeanne
>I can study
>I can dance
>I can´t fly
>I can't drink wisk
>I can't drive
>I should eat plus
>I should study
>I should speak english
Luizeanne
carla A.S.
I cant run
I cant listen
I should study
I should go out much
I must study very much
I must be more happy.
CARLA A.S